Inchaço e desconforto: entenda como a dieta de baixo FODMAP pode te ajudar
Você sabe quais alimentos podem causar mais gases e inchaço?
Você já ouviu falar em FODMAPs? Esse termo pode parecer complicado, mas entender o que são e como afetam o corpo pode ser uma peça-chave para quem sofre com problemas digestivos, especialmente a Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou tem muitas queixas de gases e dietnsão abdominal.
O Que São FODMAPs? 🤔
FODMAPs é um acrônimo para Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, and Polyols, que são tipos de carboidratos de difícil digestão. Esses carboidratos estão presentes em muitos alimentos, como algumas frutas, grãos, laticínios e adoçantes, e podem ser fermentados no intestino, causando sintomas desconfortáveis para algumas pessoas, como gases, inchaço e dor abdominal.
Por Que Conhecer os FODMAPs? 🔍
Para pessoas com sensibilidade digestiva, especialmente aquelas diagnosticadas com SII, seguir uma dieta baixa em FODMAPs pode trazer alívio dos sintomas. A dieta ajuda a identificar quais tipos de alimentos são mais problemáticos, tornando a rotina alimentar menos complicada e mais saudável.
Importante lembrar que nem todos os alimentos ricos em FODMAPS afetam todas as pessoas da mesma forma. Algo que cause sintomas em você pode não causar em outra pessoa e vice-versa.
A dieta de baixo FODMAP deve ser recomendada pelo seu gastroenterologista ou nutricionista. O profissional vai organizar com você a melhor forma de fazer. Quais alimentos serão suspensos e por quanto tempo vai ser acordado em consulta. Podem ser necessários fazer exames antes de orientá-la.
Se você ainda não foi a uma consulta, use a tabela apenas para tentar identificar se há algum específico que possa estar te fazendo mal. Você pode consultar a tabela se sentir os sintomas de gases e distensão e tentar ver se algum dos alimentos que comeu no dia era rico em FODMAPs ou manter um diário alimentar e tentar identificar os causadores do seu sintoma. Mas sem dietas restritivas até ser visto por um profissional!
Para Quem É a Dieta de Baixo FODMAP? 👩⚕️
A dieta é indicada para pessoas com desconfortos intestinais recorrentes, como gases, inchaço e dor abdominal. No entanto, é sempre recomendado que você conte com o acompanhamento de um nutricionista ou médico, para garantir que essa abordagem seja a melhor para o seu caso.
Recursos para Acompanhar a Dieta 📲📑
Para facilitar sua jornada, disponibilizamos uma tabela completa de alimentos com FODMAPs altos e baixos que você pode baixar aqui. Além disso, recomendamos um app que ajuda a identificar e monitorar os alimentos de acordo com seu conteúdo de FODMAPs, facilitando o dia a dia da dieta(o app está em inglês, a lista de alimentos é gratuita, você pode baixá-lo aqui).
Entender os FODMAPs é um grande passo para quem busca uma digestão mais confortável e menos preocupante.